Terça-feira, 20 de Maio de 2008

El Sistema - Crianças salvas pela Música

A Venezuela como outros países latinos sul americanos, é um país pobre, mesmo com todo o seu petróleo, bairros sociais como as favelas do Brasil, abundam por todo o país, mas especialmente na sua capital Caracas. É aqui que existe um dos maiores bairros sociais de toda a Venezuela, aqui os seus habitantes passam fome, vivem em barracas, os míudos começam aos 7 a snifar cola, aos 9 muitos já possuem uma arma numa mão e um cachimbo de crack na outra, a esperança de vida para estes jovens ronda os 28 anos. É uma vida de vícios, roubos, passagens por estabelecimentos prisionais até que em alguma rixa ou confronto com a polícia, uma bala lhe leve a vida.

 

Contudo, existe esperança para estes jovens, já que em 1975 o economista e músico amador José António Abreu fundou uma Acção Social para a Música e tornou-se no seu director. Isto era apenas o primeiro passo, para aquilo que é hoje a "Fundação do Estado para o Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (FESNOJIV)".

 

 

A FESNOJIV é uma obra social do Estado Venezuelan fundada pelo maestro José Antonio Abreu para a sistematização da instrucção e a práctica colectiva da música através da orquestra sinfónica e o coro como instrumentos de organização social e desenvolvimento comunitario. É uma escola, uma instituição, mas com uma particulariedade muito especial, os seus alunos, não são jovens músicos brilhantes, mas sim, os jovens dos bairros sociais como o de Caracas, pequenos criminosos, crianças de rua, abandonadas, alimentadas apenas pelo vício das drogas, que encontram nessa escola, uma oportunidade de saírem dessas vidas, e começarem um vida nova, troca-se a arma por um instrumento musical, e o resultado é a orquestra juvenil mais requisitada do mundo, constituída por crianças de rua mas que são também músicos de classe musical, tocando grandes obras da música clássica, aclamados pela crítica, tendo já recebido inúmeros prémios e homenagens, entre os quais Premio Internacional da Música da UNESCO 1993/1994, Premio Right Livelihood 2001, Premio UNICEF, entre outros.

 

Neste momento a FESNOJIV, possui 125 orquestras, entre as quais 30 orquestras profissionais, conta com 250 mil crianças actualmente nas suas escolas de música, que se encontram espalhadas por todo o país, onde 90% dessas crianças vêm de situações económico-sociais desfavorecidas. Ao todo já passaram pelo sistema cerca de  400 mil jovens, e de esses não faltam exemplos de como El Sistema, lhes mudou a vida.

 

 

O funcionamento é bastante simples, as crianças começam com apenas 2 anos, inicialmente com as noções básicas, assim que já conseguem suportar um instrumento, é lhes atribuído, e então podem começar a praticar. Têm aulas, passeios, e sempre que necessário ajuda social, tudo de graça, e em retorno as crianças, apenas têm de concordar em tocar num conjunto musical do Sistema. As aulas são em grupos, as crianças que já aprenderam uma escala ou duas, passam a ensinar aquelas que ainda não as aprenderam.

Tocar numa orquestra faz parte do programa desde o início. 6 dias por semana, 4 horas por dia, as crianças tocam música juntas, numa das 90 escolas de música, os "núcleos", que se encontram espalhados por todo o país.

 

Tudo isto resulta da visão de um homem, génio para uns, louco para outros, José António Abreu, em 1975 resolveu fazer algo para mudar as condições sociais do seu pais. Na altura eram só duas sinfonias na Venezuela, ambas maioritariamente com músicos europeus.

 

Abreu reuniu onze jovens para um ensaio num parque de estacionamento subterraneo, e disse-lhes que eles estavam a fazer história. No ensaio seguinte, eram 25 músicos, no seguinte 46, no dia a seguir 75. Conseguiu ainda juntar fundos governamentais para o seu projecto do Ministério da Saúde, alegando que a saúde das crianças estaria em risco e este projecto seria bom para melhorar a mesma.

 

Hoje o sistema emprega 15 mil professores de música. Os fundos governamentais rondam os 29 milhões de dólares por ano. Embora este seja um projecto sobre música, é também um projecto social, para o desenvolvimento humano.

 

Para as crianças, a música é praticamente a única forma de conseguirem um destino social digno. Pobreza significa solidão, tristeza, anonimato. Uma orquestra significa alegria, motivação, trabalho de equipa, a aspiração ao sucesso. É uma família grande dedicada à harmonia, aquelas lindas coisas que apenas a música traz aos seres humanos."

 

"A nossa pedagogia é baseada na criatividade individual por parte dos professores," diz Abreu. Eles são muito inventivos. Eles adaptaram a metodologia Europeia à nossa cultura. E a pesquisa mostrou que a música mudou as vidas das crianças, das suas famílias e de comunidades inteiras."

 

 

9na Sinfonía de Beethoven 1995

  

 

 

Mais informação aqui: artigos de Shirley Apthorp, The Guardian, The World, aqui, NY Times e CBS News


publicado por brunomiguelqueiros às 00:34
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Resposta a Maite Proenca

. We can a portuguesa!

. Alvo completo - Sabrosa

. Ora venha de lá esse voti...

. Slackware -Current e o no...

. Tornar Kde 4.X.X mais ráp...

. Frases

. Funcionamento do Google S...

. Momento Zen do dia

. Gnome 3

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds

.número visitas

.utilizadores ligados

Utilizadores ligados

.Geekness

71% Geek 71% Free Florida Personals

.GoogleTalk

.De onde eles são

IP Geotargeting