Domingo, 27 de Abril de 2008

Posto de Turismo de Alijó - De manhã não abre, de tarde está fechado

Com um fim de semana prolongado por um feriado, que com o tempo tem vindo a perder significado, e juntando a isso, um tempo bastante aprazível, com o Sol a mostrar todo o seu esplendor, proporcionou-se um tempo ideal, para umas mini-férias ou uma escapadela de fim de semana.

Os portugueses não se fizeram rogados, trocaram os fins de semana fechados em centros comerciais, apinhados de gente, e sairam à descoberta de Portugal. Mas não foram só os portugueses, Alijó viu-se este fim de semana a braços com uma pequena afluência de turistas estrangeiros, contudo estes não tiveram muita sorte, já que o único sítio destinado a ajudá-los, quer seja a encontrar os pontos de maior interesse turístico, quer seja a fornecer uma pequena informação  está fechado.

À medida que o concelho vai perdendo instituições públicas e privadas, empresas, pessoas e serviços, o turismo surge agora e cada vez mais, como uma fonte de rendimento a não menosprezar, contudo os turistas têm vindo a ser menosprezados e até mesmo ignorados. Existe um posto de turismo, mas está fechado, não existem outras fontes de informação acerca dos pontos de interesse do concelho, não há actividades que promovam e dêm a conhecer o concelho, não é de estranhar que uma esmagadora maioria de turistas que vêm a Alijó em férias, não volte uma segunda vez.


"Where is it?"

O posto de turismo para além de estar fechado exactamente nas alturas que deveria estar aberto, apresenta ainda algumas falhas que se não fossem tão graves chegariam a ser consideradas como uma piada de mau gosto, começando logo com a sinalética referente ao posto, uma pequena placa escrita apenas em português expressa bem a certeza em como todos os turistas, ingleses, franceses, alemães e outros, são fluentes na nossa língua, quer seja na escrita ou na leitura, por isso uma pequena tradução em inglês não foi utilizada.








"A primeira impressão é a mais duradoura"


Com um vidro sujo por um papel autocolante que outrora quereria dizer alguma coisa, um horário de atendimento, colocado à porta em papel transparente em que mal se consegue ler o que lá diz, e um aviso num papel, sem referência ao dia, mês ou ano a que se refere, e assinado com uma caneta de tinta invisível, não mostrando qualquer outro tipo de informação a quem ao posto se dirige, este deixa uma primeira impressão bem desagradável a quem lá se dirige.



"Está fechado?"

O horário de atendimento parece ter sido feito a pensar em toda a gente menos nos turistas.

Durante a semana aberto das 10:00 - 12:30 e das 14:00-18:30, deixa de fora todas as pessoas que por motivos de trabalho ou outros se encontrem a trabalhar, ou seja, nas horas designadas "livres" e onde os turistas quer eles sejam nacionais ou estrangeiros (neste caso afectará mais os nacionais) estejam a trabalhar, ficam impossibilitados de obter qualquer tipo de informação, mas o pior vem mesmo ao fim de semana, aberto das 10:00 - 12:00 e das 14:00-17:00, o horário de fim de semana que deveria ser o mais alargado por motivos mais que óbvios, é na realidade o mais penalizador, o que só nos pode levar a pensar que quem realizou este horário, deve pensar que as pessoas fazem mais turismo durante os dias de semana que ao fim de semana, e não só, fazem-no ainda nas horas de trabalho do que nas horas livres.

Este posto de turismo, deve ser sem dúvida único quer na sua concepção quer na sua gestão, fornecendo informação a ninguém, e promovendo coisa alguma, nem uma página na internet existe ou um simples roteiro turístico, é caso para pensar o que se faz quando ele está aberto, talvez um campeonato de Solitário?

De referir ainda que, no aviso colocado na porta, é dito que o posto estaria fechado aos fins de semana até ao mês de Janeiro, pois já vamos a entrar em Maio, e o mesmo continua fechado, o que até pode não ser muito grave, porque como no aviso não é dito o ano a que se refere, pode muito bem ser Janeiro de 2008 como Janeiro de 2100.


publicado por brunomiguelqueiros às 17:17
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De TNT a 28 de Abril de 2008 às 16:43
É só um exemplo (de muitos) que proliferam pela vila e pelo concelho, mostrando a falta de interesse dos autarcas. Se calhar há coisas mais importantes... festas, festinhas e festões... etc


De brunomiguelqueiros a 29 de Abril de 2008 às 00:56
O pior de tudo é que há soluções que não precisam de dinheiro ou grandes obras, apenas de clarividência e força de vontade.


De Anónimo a 30 de Abril de 2008 às 22:26
É por estas e por outras k Alijó vai perdendo a sua vivacidade...
Até qd isto vai continuar?


De brunomiguelqueiros a 2 de Maio de 2008 às 13:04
Até se assitir a um virar da maré, ou até quem de direito abra os olhos e corrija este tipo de situações. Com o turismo a revelar-se cada vez mais, uma importante fonte de rendimento para o concelho, não se compreende este tipo desleixo para com esta área.


De BP a 16 de Maio de 2008 às 01:14
Assim mesmo... sempre a defender o que é nosso. Abraço da Madeira


De Rita Figueiredo a 10 de Fevereiro de 2010 às 12:17
Sou precisamente uma dessas pessoas do "vá pra fora cá dentro" que gosta de dar escapadelas em sítios improváveis. E neste mesmo fim de semana vou precisamente pra Alijó. Andava à procura dos dados do Posto de Turismo quando me deparei com o teu texto. E, partindo do princípio que não vou poder contar com a ajuda devida, tenho o atrevimento de te pedir alguns conselhos sobre os "musts" da região. Há uns tempos vi uma pequena reportagem na RTP sobre Favaios e foi isso que me levou a rumar a esses lados. Podes-me ajudar?


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Resposta a Maite Proenca

. We can a portuguesa!

. Alvo completo - Sabrosa

. Ora venha de lá esse voti...

. Slackware -Current e o no...

. Tornar Kde 4.X.X mais ráp...

. Frases

. Funcionamento do Google S...

. Momento Zen do dia

. Gnome 3

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds

.número visitas

.utilizadores ligados

Utilizadores ligados

.Geekness

71% Geek 71% Free Florida Personals

.GoogleTalk

.De onde eles são

IP Geotargeting