Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

Pousada de Juventude de Alijó

Notícia de 29 de Setembro de 2006

Autor: Carla Catalão

Fonte: Movijovem

 

Primeiro-Ministro lança primeira pedra da Pousada de Juventude de Alijó, com abertura prevista para Outubro de 2007

 

"A cerimónia de lançamento da primeira pedra da Pousada de Juventude de Alijó, a ter lugar no dia 29 de Setembro, pelas 16h30, é presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, na presença do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

 

O projecto da Pousada de Juventude de Alijó surgiu na sequência de um protocolo estabelecido, em Abril de 1999, entre a Movijovem (entidade responsável pela gestão das Pousadas de Juventude em Portugal), a Câmara Municipal de Alijó e o Instituto Português da Juventude, no qual a Autarquia cedeu o terreno para construção da futura Pousada, contribuindo, desta forma, para dotar este Concelho de uma infra-estrutura capaz de dar resposta à carência de oferta de alojamento vocacionada para o turismo juvenil.

 

Esta unidade de alojamento, com um investimento orçado em cerca de 1.997.950,50 Euros, será dotada de uma capacidade total de 62 camas, distribuídas por 11 quartos duplos com W.C. (um dos quais destinados a pessoas de mobilidade condicional) e por 10 quartos múltiplos de quatro camas. À semelhança da, recentemente inaugurada, Pousada de Juventude de Melgaço, uma das inovações desta unidade de alojamento é o facto de existir uma casa de banho por cada dois quartos múltiplos, o que resulta num aumento da comodidade e privacidade dos alberguistas, indo de encontro ao estilo de vida dos jovens de hoje.

 

A Pousada de Juventude de Alijó, que funcionará 24 horas por dia, sete dias na semana, disponibilizará diversos serviços complementares, tais como, cozinha e lavandaria de alberguista, sala convívio com bar, esplanada, refeitório e acesso à internet.

 

Este equipamento, cuja conclusão está prevista para Outubro de 2007, constituirá uma oferta de alojamento direccionada ao turismo juvenil no coração da região do Douro, resultante da contínua aposta da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto na promoção do intercâmbio e da mobilidade dos jovens."

 

 

 

A importância desta obra é indiscutível, mas a localização já por si, encontra-se no limiar do rídiculo e da estupidez. O grande objectivo das Pousadas de Juventude, é fornecer a todos que a ela se dirigem, umas férias descansadas, e que forneçam também uma oportunidade de conhecer o  património histórico e monumental da região. A localização de uma Pousada de Juventude não é para ser tomada de ânimo leve, ninguém quer passar umas férias e ter que suportar o barulho de carros a passar, pessoas a falarem, e demais barulhos provenientes de áreas residenciais, é por isso que a maioria das Pousadas de Juventude, são localizadas em zonas não habitadas, e de preferência que providenciem um contacto com a Natureza, advendo daí o tão esperado sossego.

 

Era pois de esperar, que a Pousada de Juventude de Alijó, fosse construída num sítio calmo e sossegado, podendo mesmo ser inserida nalgum espaço verde que Alijó possui, como toda a zona por trás do Vilarelho (Estação de Águas, Campo de Tiro) e que se estende até Favaios.

 

Para não variar, foi escolhida uma localização no mínimo bizarra, enfiada numa zona habitada, com parcas e fracas acessibilidades e rodeado por casas. Esta localização fará tanto sentido como o José Castelo Branco utilizar uma casa de banho masculina, é completamente desprovido de qualquer sentido a tomada desta decisão, deixando mesmo passar a impressão, que o(s) autor(es) desta localização, tenham uma capacidade intelectual com uma profundidade tal,  que se pode apenas comparar à de um guardanapo de papel.

 

É incompreensível, como se fazem obras, sem sequer se pensar nos aspectos mais básicos e essenciais. Não vejo o que possa ter para oferecer este sítio, a não ser uma inesquecível e inigualável subida a pé pela tão famosa Costinha, ou a oportunidade de acordar de manhã e poder olhar pela bela paisagem que tem o Vilarelho, ou mesmo poderem deliciar os hospedes da Pousada com o barulho único dos automóveis que por ali passam (ainda que não sejam muitos). Até me admira como não tenham construído a Pousada em frente á Igreja Matriz, bem no meio da estrada.


publicado por brunomiguelqueiros às 23:35
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Resposta a Maite Proenca

. We can a portuguesa!

. Alvo completo - Sabrosa

. Ora venha de lá esse voti...

. Slackware -Current e o no...

. Tornar Kde 4.X.X mais ráp...

. Frases

. Funcionamento do Google S...

. Momento Zen do dia

. Gnome 3

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds

.número visitas

.utilizadores ligados

Utilizadores ligados

.Geekness

71% Geek 71% Free Florida Personals

.GoogleTalk

.De onde eles são

IP Geotargeting